O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), Nelson Theodoro Junior, foi recebido na tarde desta última terça-feira, 05, pelo secretário Municipal de Segurança do município, Luiz Carlos Pinto.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Segurança, a pedido de Theodoro Junior. O dirigente levou ao secretário solicitações de comerciantes associados, especialmente, aqueles estabelecidos na área central, devido ao aumento de ocorrências como furtos, arrombamentos, atos de vandalismo, proliferação de moradores em situação de rua e de dependentes químicos.
O presidente da ACIMM entregou ao secretário, um documento listando as principais reivindicações relacionadas à questão da segurança, extraídas de um processo de consulta levado a cabo em janeiro deste ano pela direção ACIMM (o programa Aproxima Acimm) junto aos associados.
A conversa transcorreu em um tom colaborativo. Luiz Carlos Pinto esclareceu diversos pontos relacionados ao planejamento das rondas da Guarda Civil Municipal, que atua em apoio ao policiamento ostensivo prestado pela Polícia Militar.
Ele defendeu – com a concordância do interlocutor – que as pessoas afetadas de alguma forma pela ocorrência de qualquer tipo de delito, por menor que pareça, registre Boletim de Ocorrência, procedimento que atualmente pode ser feito de forma rápida utilizando a Internet (acessando https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). “O Boletim de Ocorrência é uma ferramenta preciosa, porque nos oferece parâmetros e informações seguras para um atendimento mais eficiente. Como eu posso agir se não tenho conhecimento do fato ocorrido?”, questionou o secretário.
Pinto defendeu ainda a adoção do ‘botão do pânico’ (um aplicativo) pelos comerciantes que entenderem que esse procedimento colabora com uma maior sensação de segurança. Quando acionado (pode ser conectado também aos celulares dos colaboradores), a pessoa terá dez segundos para interromper a solicitação. Depois disso, imediatamente uma viatura da GM estará se posicionando junto ao local da chamada.
O presidente da ACIMM entregou ao Secretário Luiz Carlos, reivindicações dos associados
Nelson Theodoro saiu do encontro convencido de que a ACIMM pode colaborar no sentido de esclarecer aos associados a agir de forma coordenada no combate à insegurança, mantendo um canal permanente de interlocução para alinhar medidas que possam colaborar para a diminuição das ocorrências, utilizando seu aparato de comunicação para divulgar essas medidas.
“Foi um encontro esclarecedor e acima de tudo, bastante proveitoso. Quero de antemão agradecer à atenção e à generosidade com que o secretário Luiz Carlos ouviu aos nossos pedidos e vamos colaborar naquilo que for possível com os órgãos de segurança para reverter a atual sensação incômoda de insegurança que acomete aos nossos comerciantes”, pontuou Nelsinho Theodoro.