O que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Planejar um novo negócio nem sempre é fácil e exige muita atenção, pesquisa e comprometimento

 

Transformar uma ideia em um negócio de sucesso é algo que brilha os olhos de qualquer pessoa, no entanto, esse processo é repleto de desafios. Você, que está pensando em partir para o mundo empreendedor, precisa desenvolver habilidades para tomar decisões estratégicas, gerenciar recursos de maneira eficiente e, acima de tudo, lidar com as incertezas que surgem ao longo do caminho.

Um passo importante é definir como precificar seus produtos ou serviços, com a finalidade de ser competitivo no mercado

Desde a ideia inicial, passando pela estruturação da empresa e chegando à conquista dos primeiros clientes, a pessoa empreendedora enfrenta obstáculos que exigem planejamento, dedicação e capacidade de adaptação. Ao mesmo tempo, você, empresário ou empresária, adquire uma experiência enriquecedora, que pode ser decisiva para o crescimento da empresa e para o sucesso no mercado. 

 

Neste artigo, você terá um panorama geral sobre o processo de abertura de uma empresa, os principais desafios e a importância da preparação adequada para garantir sua viabilidade a longo prazo. Vamos lá?

 

1. Pesquisando o mercado e seus concorrentes

A primeira etapa para tirar um negócio do papel é o planejamento. Trata-se de um dos passos mais importantes para garantir o sucesso da sua empresa lá na frente! Faça pesquisas sobre a área que você pretende atuar e conheça seus concorrentes. Faça uma investigação detalhada sobre como eles trabalham, como se comunicam com seus clientes, quais são as necessidades dos consumidores e como é o processo de vendas das empresas do mesmo ramo de atuação, por exemplo. Você conseguirá identificar as fragilidades de cada um de seus concorrentes e, assim, poderá enxergar oportunidades de crescimento e minimizar os riscos. Com essas informações, você estará mais preparado para enfrentar os desafios que irão surgir nessa jornada e alcançar seus objetivos no mundo do empreendedorismo. Agora, você poderá partir para a elaboração de um plano de negócios. 

 

2. Fazendo um Plano de Negócios

O que torna seu produto ou serviço único? Em um mercado cada vez mais competitivo, saber o que sua empresa tem de vantagens em relação aos concorrentes é fundamental para atrair e fidelizar consumidores. Com todas as informações que você possui até agora, chegou o momento de se dedicar ao Plano de Negócios, que será o seu guia. Defina a missão, a visão e os valores do seu negócio (de forma clara e objetiva), bem como os objetivos financeiros e operacionais a curto, médio e longo prazo (detalhe como a empresa será gerida no dia a dia e quais são as projeções de receitas, despesas, por exemplo). Acrescente ainda o que sua empresa se propõe a realizar, bem como os dados do setor, concorrência e público a ser atingido. Neste vídeo, produzido pelo Sebrae, você aprende como elaborar um plano de negócios.

 

3. Estruturando a empresa

Antes de começar a operar, de fato, é importante pesquisar e entender as diferentes estruturas jurídicas do Brasil e qual mais se adequa ao que você pretende trabalhar. São várias as possibilidades: desde a possibilidade de ter sócios, passando pelo limite de faturamento e a possibilidade de contar com colaboradores. Neste artigo do portal Gov.br, você entende um pouco melhor sobre os tipos de empresa mais utilizados no Brasil e suas diferenças, como empresas MEI, Ltda, EIRELI, etc. Nesta etapa, você também precisa identificar se a área de atuação do seu negócio necessita a obtenção de licenças ou alvarás. A Prefeitura de Mogi Mirim possui uma página virtual para orientação e requisição de serviços que você pode consultar e tirar dúvidas. Um contador ou advogado também podem auxiliar nesse processo!

 

4. Fazendo um planejamento financeiro

O faturamento é fundamental para qualquer empresa que visa gerar lucro. Sem receitas é impossível realizar qualquer trabalho e fazer uma empresa evoluir. O modelo de negócio é a forma como seu negócio irá gerar receita. A mais conhecida e tradicional é o modelo de venda direta, mas também há a possibilidade de obter lucro por meio de assinaturas, licenciamentos, abertura de franquias, entre outras. Qual modelo melhor se adapta ao seu produto ou serviço? 

Outro passo importante é definir como precificar seus produtos ou serviços, com a finalidade de ser competitivo no mercado. Considere os custos fixos, variáveis e o lucro desejado. Faça também uma estimativa de custos iniciais, como compra de equipamentos para começar a operar, aluguel, marketing, salários, entre outros. Lembre-se que um planejamento financeiro sólido é crucial para garantir que seu novo negócio tenha fluxo de caixa positivo e sustentabilidade a longo prazo.

 

5. Participando de cursos e palestras

Participar de cursos e palestras podem fazer a diferença e abrir novos horizontes nesta fase inicial de planejamento. Oportunidades de capacitação proporcionam acesso a conhecimentos atualizados sobre gestão empresarial, estratégias de marketing, finanças, vendas, além de aspectos legais e tributários que são essenciais para quem está começando. A ACIMM, todos os meses, tem uma série de cursos e palestras (muitas delas gratuitas!) para ajudar os empreendedores de Mogi Mirim e região. Nesta página é possível acompanhar os próximos cursos agendados e se inscrever. Esse ambiente de aprendizagem permite que você, futuro empreendedor ou empreendedora, se aproprie de boas práticas e evite erros comuns, potencializando suas chances de sucesso no mercado.

 

6. Criando uma rede de contatos e investindo no marketing digital

Como dissemos no item anterior, o networking tem um papel importante no sucesso de um novo negócio. Por isso, conecte-se com outros empreendedores, fornecedores, potenciais investidores e clientes. Isso pode abrir portas para novas oportunidades e estabelecer relações valiosas para o futuro da sua empresa. Ao mesmo tempo, invista na presença online da sua empresa, criando uma estratégia de marketing bem definida para atrair consumidores. Crie um site e redes sociais que contenham todas as informações sobre seus produtos ou serviços e como os clientes poderão entrar em contato com você. Não esqueça de sempre manter esses canais atualizados! Neste artigo, da Rock Content, há dicas valiosas para a criação de um Plano de Marketing Estratégico para seu negócio. Vale a pena conferir!

 

Seguindo esses passos e se preparando para os desafios que surgirão, as chances de sucesso são maiores! Não se esqueça de monitorar constantemente os resultados e fazer ajustes quando necessário. Flexibilidade e capacidade de adaptação são características importantes para qualquer empreendedor! Não se esqueça de fazer uma análise de dados de vendas, de feedback de clientes e acompanhar as métricas financeiras que você estabeleceu em seu planejamento. Isso ajudará a identificar as áreas de melhoria e a tomar decisões bem embasadas para garantir o crescimento contínuo da sua empresa. 

 

Planejar um novo negócio nem sempre é fácil e exige muita atenção, pesquisa e comprometimento. Ao seguir os passos descritos neste artigo, você estará mais preparado para construir uma empresa bem-sucedida. Tenha paciência e saiba que o sucesso empresarial não acontece da noite para o dia, mas com cuidado e disciplina, você alcançará seus objetivos e transformará sua ideia em um negócio de sucesso!

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