Faleceu na segunda-feira, 16, aos 70 anos, o comerciante Lourival Ferreira da Silva, mais conhecido como seu “Papiro”, proprietário da loja Papiro Store. Ele deixa a esposa dona Teresinha, os filhos Bruno e Talita, além de seis netos. Seu corpo foi sepultado na manhã de terça-feira, no cemitério Colina das Flores. Dezenas de pessoas entre parentes e amigos foram se despedir dele.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), Nelson Thedoro Junior, lamentou o falecimento de Lourival. “Empreendedor nato, grande pai de família, dono de uma alma cativante, seu Papiro, como era conhecido, primava ainda pela simpatia e generosidade. Que Deus conforte os familiares. Fará muita falta com certeza”, externou.
O atual dirigente da ACIMM conta que possuía uma relação de grande amizade com “seu Papiro”. “Consigo lembrar do meu amigo sentado em frente à sua loja. Mesmo com a saúde abalada, processo que teve início há cerca de quatro anos, ele nunca deixava de ir até sua empresa. Ficava ali, lendo as notícias e se inteirando dos fatos. Algo que me marcou profundamente foi saber, por meio de seu filho Bruno, da alegria que sentiu ao receber a notícia da nossa vitória durante o processo eleitoral da ACIMM. Ele foi uma das pessoas que mais me incentivou a buscar esse espaço, porque realmente acreditava na gente”, relembrou.
Theodoro Junior segredou ainda que gozava da intimidade do saudoso amigo. “Quantas vezes nos sentamos juntos e divagámos a respeito do entendimento do que o nossa Mogi Mirim e o comércio precisavam para se desenvolver, a respeito do que poderíamos fazer para ajudar nossa cidade. Sempre disposto, ele compartilhava sugestões, das mais simples às mais elaboradas. De coração aberto, posso dizer: ele era um verdadeiro comerciante mogimiriano”, reforçou.
Ao finalizar, o atual presidente da ACIMM revelou uma outra característica de seu Papiro, pouco conhecida da maioria dos amigos e clientes. “Ele conhecia cada bairro, pois sua trajetória no comércio teve início nos bairros, primeiro no Inocoop, depois na Vila Dias. Foi ali que seu filho Bruno, ainda com 10 ou 12 anos, já ajudava na loja depois da escola. Depois, se estabeleceu no centro da cidade. Ele ensinou, inspirou e transmitiu o amor pelo comércio. Por isso – e por tantas outras razões – sua partida nos entristece a todos”, lamentou.
Origens
Lourival Silva era natural de Ribeirão Claro (PR) e estava estabelecido em Mogi Mirim desde 1982. Aqui construiu uma legião de admiradores a partir da papelaria que fundou em 1987 e que funcionou por mais de duas décadas na esquina da rua XV de Novembro, com Coronel João Leite (em frente à praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho).
Antenado nas mudanças do seu ramo de atividade, Papiro modernizou sua loja, diversificou sua linha de produtos e a questão de alguns anos montou a Papiro Store Livraria e Papelaria, na mesma calçada, agora com uma proposta mais moderna, onde o analógico e o digital se misturam.