7 perguntas mais frequentes nas entrevistas

Fale um pouco sobre você?

Lembre-se que você está em uma entrevista e não em uma terapia. Fale sobre você, onde e com quem mora, os hobbies, a sua formação e porque escolheu se formar em determinada profissão. Não há necessidades de entrar em detalhes sobre a sua vida pessoal. Foque em falar sobre a sua profissão e trazer os interesses que o levaram a trilhar esse caminho profissional e aspectos da sua formação são oportunos neste momento.

Porque você se candidatou a vaga?

Mostre o seu entusiasmo em estar participando do processo seletivo para a vaga que se candidatou. E procure saber sobre a empresa e conectar as suas habilidades com a cultura e objetivo da empresa.

Fale sobre suas experiências profissionais anteriores?

A intenção nesta pergunta é saber um pouco mais sobre o que foi exposto no currículo. Descreva as atribuições e funções aos cargos que ocupou.

É comum as pessoas serem muito detalhistas e começarem a relatar as experiências profissionais desde o início. É importante falar sobre o passado, mas quando se trata de um profissional com mais de 10 ou 15 anos de profissão, o que conta mais são as experiências mais recentes. E claro, as experiências que casam com a vaga à qual está sendo entrevistada.

Destaque 3 pontos positivos e negativos a seu respeito.

Escolha alguns de seus pontos fortes solicitados pela vaga e dê exemplos de como você os demonstrou de forma bem-sucedida no passado. Pontos fortes podem incluir a habilidade de ler rápido, ter compostura sob pressão; ser multitarefas; foco em equipe ou sua habilidade de trabalhar de forma autônoma.

Todos nós temos pontos negativos, então é melhor não falar que você não tem nenhum. Evite usar a palavras negativas, no lugar dela fale uma “área para desenvolvimento” que não seja essencial para a vaga, ou especifique um “desafio” que você está tentando superar. Demonstrar vontade de se desenvolver e enfrentar seus desafios torna a resposta algo positivo.

Onde você se vê daqui a cinco anos?

Um senso de propósito é uma característica atraente em um candidato, então essa pergunta é designada a explorar suas ambições e a extensão do seu planejamento de carreira. Seu compromisso também está em questão, descreva como seu objetivo é continuar crescendo, aprendendo, agregando valor e assumindo novas responsabilidades no futuro que se baseiam no cargo para o qual você está se candidatando.

Como você trabalha sob pressão?

Nesta pergunta o intuito é saber se você tem compostura, habilidades de solução de problemas e consegue se manter focado em condições difíceis. Dê um exemplo de alguma vez em que você enfrentou uma situação estressante (que não tenha sido causada por você) e conseguiu lidar com estabilidade. Descreva o contexto, como você abordou a situação, as ações que você tomou e o resultado positivo. Demonstre como você permaneceu calmo, sob controle e realizou o trabalho.

Como você organiza seu tempo?

Aqui você deve expor as suas competências e habilidades, para organizar a realização das suas atividades em tempo hábil para serem entregues. Fale como você faz a organização diária, semanal e mensal. Bem como você lida com as prioridades e urgências que podem surgir durante os dias.