5 técnicas de como conquistar clientes

Propaganda é a alma do negócio! Ditado muito popular, mas totalmente verdadeiro. Muitas empresas reconhecem que, para o sucesso de seu negócio, é preciso ter um marketing forte para atrair clientes. Diferente do que muitos pensam, não existe nenhuma fórmula mágica de como ter sucesso em suas vendas, porém, existem técnicas que podem ajudar o seu comércio a alavancar as vendas. Há vários tipos de clientes e diversas situações que influenciam as pessoas a efetuarem suas compras, e saber se comportar em todas elas é o que separa um bom vendedor de um mediano.

Conhecer sua empresa, o produto que você irá vender e qual é o público alvo ajuda e norteia você para conquistar esses clientes. É de extrema importância fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a concorrência e ter um planejamento certeiro com o objetivo de atrair mais clientes.

Para ter bons resultados, você precisa de estratégias de vendas sucessivas e persistentes, baseando-se em um processo contínuo e envolvendo todas as áreas do seu negócio, desde o marketing até a gestão financeira. Geramos valor por meio de canais de comunicação, sendo a maioria deles digitais. Antigamente, essa comunicação era feita por carros de som e panfletagem – não que hoje em dia não sejam mais usados -, mas é preciso analisar quais os melhores canais para conseguir atrair clientes tanto pela loja física quanto pela web.

Para que fique ainda mais claro, vamos a algumas dicas de técnicas de como conquistar clientes:

1 – Procure saber onde seu público está! Estar presente em todos os canais de venda atrai mais pessoas para sua loja, seja pelo WhatsApp, Facebook, Instagram e até mesmo na porta de seu comércio;

2 – Um atendimento excelente atrai consumidores! Todos sabemos da importância de um bom atendimento. Pesquisas diversas mostram que a forma como o cliente é tratado, tanto na loja física quanto pela internet, influencia muito no momento da compra. Várias pessoas deixam de comprar justamente por terem passado por alguma experiência ruim em relação ao atendimento. Por isso, faça disso um diferencial na sua empresa: para satisfazer seus clientes, busque treinamentos e capacitação para sua equipe;

3 – Pessoas não compram produtos, compram soluções e benefícios! Então, procure por produtos práticos e que os satisfaça. Seja claro e objetivo na descrição desses produtos, sempre salientando os pontos positivos que eles oferecem ao comprador;

4 – Na vitrine, menos é mais! Os produtos expostos na vitrine são o primeiro contato visual que o cliente tem com a sua loja. Então, se tiver muitos produtos expostos, pode deixá-lo confuso e o cliente perder o interesse de entrar em seu comércio. O equilíbrio nos produtos expostos na vitrine ajudará na captação de clientes;

5 – Mostre produtos com preços diferentes, desde o mais em conta até o último lançamento da loja! Assim, o cliente consegue ter mais variedade e escolher qual a melhor opção para ele. Além disso, fazer promoções é de grande interesse dos consumidores. Isso fará com que ele divulgue a loja para seus amigos e, consequentemente, atrair mais pessoas para seu comércio.

Ter resultados de sucesso só depende de você e o quanto você está disposto para fazer o seu negócio dar certo. Então, não perca tempo, comece hoje mesmo e obtenha grandes resultados o quanto antes.