Não é simples, mas é preciso equilíbrio para conciliar a vida pessoal e a profissional!
Um dos grandes desafios que encontramos durante a nossa vida é conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal, pois, quando sobrecarregamos um destes lados, o outro corre o risco de ficar prejudicado. Uma maneira fácil para ilustrarmos esta situação é imaginarmos que carregamos em nossas mãos, e precisamos mantê-los equilibrados; se for estremecido um dos lados, os pratos que ali estão podem cair, e acabarão tomando parte do seu tempo. Por isso, quanto mais equilíbrio você tiver, maiores as chances de manter todos os pratos empilhados e alinhados.
Muitas vezes, o lado profissional toma conta de nossas vidas, e “sacrificamos” o particular em prol do trabalho. Conseguir equilibrar tudo isso, por mais difícil que seja, é possível, e exige um bom planejamento e muita força de vontade!
- Para começar, é necessária organização, fundamental para ter mais equilíbrio na vida pessoal e profissional. Produzir listas com seus afazeres lhe dará uma noção de quando tempo você dispõe para cumpri-los. Sendo assim, você conseguirá executar tudo que se propôs a fazer, além do sentimento de missão cumprida no fim do dia.
- É importante entender suas escolhas. Se você assumir muitas funções no trabalha, sua vida pessoal poderá ficar comprometida.
- Estabelecer prioridades é primordial! Só você conhece suas necessidades. Se precisar de mais dedicação no trabalho por um período, não deixe de ter! No entanto, caso você esteja cansado e precise de um tempo para si, não se cobre, e se dê este descanso, necessário para renovar as energias. Com a mente e corpo relaxados, você terá maior desempenho profissional e mais disposição para realizar as atividades do seu dia a dia.
- Compartilhar responsabilidades também é indispensável, principalmente para as mulheres que precisam cuidar de diversas tarefas ao mesmo tempo: casa para arrumar, filhos, relacionamento, estudos e trabalho. Diante de tantos afazeres para uma apenas uma pessoa, é importante pedir ajuda quando necessário, e não se cobrar tanto caso falhe em algum aspecto.
Com tudo isso em prática, ainda surgirão muitos desafios. Por isso, encarar a vida com mais otimismo também ajudará a conciliar o lado profissional com o pessoal. Ser otimista ajudará a enfrentar os problemas de modo mais alegre. Ver o lado positivo das situações fará você levar a vida com mais leveza, buscando sempre saídas e soluções para seus problemas.