4 itens para administrar sua equipe com maestria

Liderar uma equipe é uma função que poucos conseguem executar com maestria. É preciso ter pulso firme, perseverança, proatividade, dedicação e respeito por todos os membros. Estar em um local no qual há muitas pessoas e cada uma com um comportamento diferente já é difícil, imagine ter que gerenciar todos em um ambiente sob pressão, com metas a serem cumpridas e sem falhas? É considerado quase impossível por muitos, mas, se for desempenhado com muita atenção e força de vontade, é possível diminuir a margem de erro a quase zero.

1 – Conhecer bem cada um dos integrantes da sua equipe e saber as habilidades dos seus colaboradores são maneiras eficazes de conduzir seus negócios e delegar tarefas, aproveitando as características de cada um. Vale lembrar, também, que o líder é o exemplo de todos dentro da empresa. Suas atitudes refletem no comportamento dos demais e isso, muitas vezes, pode prejudicar o andamento dentro da corporação. Por isso, é muito importante que sejam pensadas as atitudes e procurar manter a simpatia e a cordialidade, mas nunca perdendo a seriedade nas palavras quando se deparar com situações que requeiram tal postura, mostrando que humor e competência podem andar juntos.

2 – Manter-se uma pessoa motivada ajuda a equipe a ser mais dinâmica; apresentar sempre os pontos positivos, mesmo que os negócios não estejam indo 100% bem, mostra que o líder tem controle da situação e tem esperança de que tudo vai melhorar. Por isso, é fundamental certificar-se de que todos os colaboradores conheçam as metas da empresa, e inovar a todo momento, com vistas à evolução do negócio e busca de melhores resultados. Para tanto, é de suma importância que as metas sejam claras para todos os funcionários entendam quais são elas, e utilizar sempre uma linguagem fácil, mas de credibilidade.

3 – Já comentamos que perfis diferentes compõem um mesmo ambiente profissional. Por isso, ser imparcial é dos pontos mais precisos. Não é de bom grado deixar-se influenciar, durante um conflito no local de trabalho, por razões pessoais, ou então manifestar preferência por algum colaborador. Ao invés disso, procure entender os dois lados da história e tente resolver o problema intermediando a situação.

4 – Meritocracia é algo muito importante. Elogiar ou até mesmo premiar são formas de motivar os colaboradores, mostrando que eles estão no caminho certo por algo que realizaram e se destacando, mas mantenha o cuidado com as palavras, mostrando para os demais que eles são exemplos a serem seguidos, e não os “preferidos”. Quando elogiamos alguém, a autoestima da pessoa aumenta, ela trabalha mais feliz e procura melhorar, para cada vez mais se destacar, trazendo grandes resultados para a empresa.