11 segredos para causar uma boa impressão na entrevista

Os detalhes são importantes. Atente-se, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

• Planeje-se para chegar no horário marcado;
  • Trate bem recepcionistas, seja educado e simpático com todos, dizer bom dia e agradecer quando estiver deixando o local não vai doer e pode ajudar a criar uma boa impressão;
  • Desligue o celular, isto mostra seu comprometimento com a entrevista e evita interrupções e aborrecimentos desnecessários;
  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme;
  • Nunca, em hipótese alguma, esqueça o nome do entrevistador. Quando for apresentado, repita o nome dele ao cumprimentá-lo, isso ajuda a memorizar. Por exemplo, se ele disser “bom dia, meu nome é Joaquim” você pode responder – “muito prazer Joaquim, meu nome é Joana”;
  • Mantenha contato visual com o entrevistador;
  • Informe-se sobre o traje usual da empresa;
  • Não fale mal de seu atual ou antigo empregador;
  • Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou;
  • Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego;
  • Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo;

COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: COMO SE VESTIR PARA A ENTREVISTA?

Não desvie o foco da entrevista

A entrevista de emprego é o momento de avaliar as habilidades e competências do candidato. Você deve ser lembrado por aquilo que sabe fazer, pelo que pode desempenhar na empresa, e não pela sua aparência. Evite se expor de maneira que irá desviar a atenção do entrevistador daquilo que qualifica você para o desempenho da função.

Dicas

• Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto)
  • Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social)
  • Sapatos de cor escura
  • Sapatos sem salto ou com salto médio
  • Maquiagem leve

O que pode causar má impressão:

• Cores fortes
  • Estampas marcantes
  • Decotes
  • Bijuterias, joias e acessórios em excesso
  • Roupas muito curtas
  • Sapatos muito altos
  • Maquiagem forte

Estilo formal:

• Terno com gravata ou tailleur
  • Camisa e calça social
  • Blusa com saia de comprimento médio (até o joelho)
  • Vestidos com comprimento médio (até o joelho)

Estilo descolado:

• Calça jeans
  • Camisa social ou polo
  • Blusas de cores e estampas leves
  • Vestidos de comprimento médio (até o joelho)

Atue como “vendedor” da sua imagem

Os candidatos devem entender que eles são vendedores de si mesmos. A entrevista é o momento de mostrar o seu valor. Escolha uma roupa que lhe dê segurança na hora de se apresentar, que combine com a sua personalidade.

Não esqueça o básico

Nunca é demais reforçar que o corte de cabelo, o comprimento da barba, das unhas, o estado das suas roupas e sapatos compõem uma parte muito importante da sua imagem. Portanto, atente-se a sua apresentação física.

Higiene, asseio e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência e das roupas que usa, como vai passar uma imagem de responsabilidade para assumir um cargo? Pense nisso. Encare bem o espelho e revise os detalhes do traje que escolheu antes da entrevista.

O astral também conta

Você identificou o perfil ideal para a vaga, buscou uma roupa legal no armário, checou cada detalhe no espelho. Ótimo! Agora então dedique um tempinho para checar o seu astral. A aparência de um profissional competente e bem sucedido, também tem haver com o entusiasmo do candidato. Ou seja, a roupa adequada para a entrevista funciona melhor ainda se você se posicionar de forma positiva e segura, demonstrando confiança de que você é o candidato perfeito para a vaga.